quinta-feira, 30 de abril de 2009

Reconquistando a confiança em Deus

Josué 14: 4-15

"Os filhos de José eram duas tribos, Manassés e Efraim; e aos levitas não se deu porção na terra, senão cidades em que habitassem e os arrabaldes delas para o seu gado e para os seus bens.
Como o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel e repartiram a terra
Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de
Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.
Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de
Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.
Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.
Naquele dia Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
E agora eis que o Senhor, como falou me conservaram em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes
e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para expulsá-los, como ele disse.
Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom em herança.
Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até o dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel.
Ora, o nome de Hebrom era outrora Quiriate-Arba, porque Arba era o maior homem entre os anaquins. “E a terra repousou da guerra.”

Em muitos cultos o pastor tem que rebolar para conseguir pregar a palavra de Deus e ainda tem que se virar para motivar a igreja para que a Palavra surtir efeito durante a semana, mas nós cristãos, precisamos compreender que nossa motivação é inspirada pela fé.

Toda uma geração esperou sua entrada na terra prometida, mas Calebe nasceu no Egito, crendo na promessa, atravessou o deserto, crendo na promessa, espiou a terra, crendo na promessa, rodou durante quarenta anos, crendo na promessa...

"Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração."

Naquele dia ele creu, ele pode ver que a promessa estava em suas mãos, mas os outros espias fraquejaram e ele continuou, crendo na promessa.

"Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus."

Mas ele perseverou sua motivação não estava em forças externas, não estava em condições econômicas não estava em motivações patrióticas estava em Deus.

"Naquele dia Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus."

Mesmo não vendo a promessa ele acreditou nela e se posicionou como se ela já houvesse se cumprido, até que...

"E agora eis que o Senhor, como falou me conservaram em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar."

Nós cantamos que Ele é "um Deus de promessa", que "hoje o meu milagre vai chegar", que os "sonhos de Deus jamais vão morrer", mas quando o Senhor se cala, o mundo se acaba pra nós e temos que sair por ai buscando motivações como se não tivéssemos mais de 8.000 motivos para nos motivarmos.

Calebe esperou 80 anos e DEUS o conservou com forças para a guerra, há um tempo uma irmã do pq Maria Helena, a Raquel me enviou essa letra, e esse louvor tem falado muito comigo nos últimos dias e ontem a mensagem veio de encontro com o que Deus estava tratando no meu coração durante toda a ultima semana, e se recordem de como o Senhor trabalha quando Ele se cala é por que esta trabalhando, Ele não precisa fazer alarde, Ele não precisa provar nada pra ninguém...


"Quando não posso te ouvir
E o meu clamor já não muda o teu silêncio
São nuvens que escondem o sol
E tornam o dia escuro quanto à noite
Então lembro que não podes me esquecer
Se o meu nome está gravado em tuas mãos
Mesmo que ainda eu não consiga ver
Sei que se levantarás em meu favor.

Lembra Senhor, juraste o teu amor
E nada pode mudar o que sentes por mim,
Nem os meus pecados
Lembra Senhor e faz mais uma vez os teus sinais
E saberão que ainda és O mesmo Deus.

Que revelou a sua glória a Israel
Que por amor abriu o mar, parou o sol
Sei que farás o mesmo em meu favor!!!"

O Senhor não tem se esquecido de vós, e esta semana, eu sei e creio que Ele fará algo em seu favor, nada vai fazer o Senhor mudar, nós só temos que confiar descansar e deixá-lo trabalhar...

Uma semana de sucesso...
Semana que o Senhor mudara a história dos adolescentes e jovens da Igreja Bíblica Salém.
Já posso ver um clamor sendo levantado...
Já posso ver quantas almas ganhas neste trabalho do projeto 90

Deus abençoe a todos nós
Leonardo Godinho
Pr. de jovens
Igreja Biblica Salém

Nenhum comentário:

Postar um comentário